11 razões para adotar um aplicativo para condomínio

A utilização de vários tipos de aplicativo para condomínio está se tornando naturalmente uma solução para modernizar esse tipo de gestão e melhorar a comunicação entre profissionais e condôminos.

Mas o que a princípio parece uma ajuda pode se tornar um problema. A implementação orgânica dessas ferramentas pode criar confusões, mal-entendidos e até piorar a sua capacidade de acompanhar questões importantes no meio de tanto ruído — todos sabemos no que pode se transformar um grupo de WhatsApp!

A solução para isso é adotar um aplicativo especializado nesse tipo de gerenciamento. Para ajudar você a entender como essa solução pode facilitar a sua gestão, preparamos uma lista com 11 razões para apostar em um app completo. Confira!

1. Ter um único aplicativo para várias soluções

O WhatsApp é um dos recursos utilizados atualmente para a comunicação com condôminos, mas a escolha desse aplicativo, certamente, trará problemas no futuro.

Quando o profissional começa a buscar várias ferramentas não especializadas para resolver problemas específicos de gerenciamento, termina com uma série de soluções diferentes que não se comunicam ou que utilizam parâmetros e padrões muito diferentes entre si.

Ao adotar um app especializado, você tem todas as necessidades de uma gestão de condomínio em um só lugar, sem precisar ficar indo e voltando para conseguir se encontrar. As informações ficam todas armazenadas em um só lugar e podem ser trabalhadas em menos tempo e com mais praticidade.

2. Dar acesso à informação para todos os condôminos

Outra grande vantagem dos aplicativos especializados é que eles também podem ser acessados pelos condôminos. É possível criar credenciais de acesso, como se cada um tivesse sua conta dentro do aplicativo, com visibilidade sobre pendências, conflitos, sugestões, reclamações, entre outras informações.

3. Prestar contas com mais clareza

Nesse contexto, uma parte importante do compartilhamento de dados com transparência é a prestação de contas aos condôminos, um processo vital para quem trabalha com esse tipo de gestão.

Se o aplicativo é especializado e reúne todas as informações em um só lugar, por meio desse canal direto é possível permitir que todas as pessoas envolvidas acompanhem de perto a evolução das contas: em que, como e quando o dinheiro está sendo gasto, o que já foi pago, o que está pendente etc.

4. Ter uma gestão mais democrática

Disponibilizar tantas informações a todos é uma forma de abrir a sua gestão à participação dos condôminos. Quando todos sentem que têm voz e são respeitados, há menos espaço para conflitos menores e mal-entendidos, que podem ser evitados com uma simples conversa ou por meio da checagem de valores nas contas do condomínio.

5. Facilitar a comunicação

Um fator crucial nessa democratização do condomínio está na comunicação entre as pessoas interessadas. O WhatsApp pode ser uma solução prática e familiar para todos, mas é importante não cair nessa armadilha na hora de formatar a sua gestão.

Mesmo que sejam fáceis de utilizar, esses aplicativos para troca de mensagens são informais e têm poucas ferramentas de controle. Não dá para impedir, por exemplo, que uma questão importante seja soterrada por mensagens de bom dia ou de parabéns.

Essa interação social é importante, mas ela deve ser feita à parte. O canal oficial de comunicação precisa ser objetivo, moderado, organizado e restrito às questões do condomínio.

6. Melhorar a gestão de documentos

Além de compartilhar informações com os condôminos, um app especializado tem ferramentas criadas para coleta de informações, segmentação de dados e gestão de documentos. Essa organização é muito importante para mediações e controle gerencial; por isso, é melhor ter tudo padronizado e a poucos cliques de distância.

7. Deixar os condôminos mais à vontade para levantarem questões

Uma característica interessante do uso de um bom aplicativo para condomínio é a formalização do atendimento. Com um protocolo bem definido, privacidade e organização na comunicação entre as partes, o condômino tem mais segurança para fazer sugestões, apontar reclamações e esclarecer dúvidas.

O resultado disso é um ambiente menos tóxico entre as pessoas envolvidas, com menos mal-entendidos, indiretas, fofocas e discussões que não são positivas para resolver problemas relevantes de convívio.

8. Mediar conflitos

Lidar com conflitos faz parte do trabalho de gestão de um condomínio. Para isso, um app especializado pode criar um padrão de mediação que deixe o processo mais objetivo, menos pessoal e não sugira parcialidade no gerenciamento de crises.

Para quem convive com esses problemas diariamente, a solução é um ganho em produtividade e até em qualidade de vida — menos conflitos geram menos estresse.

9. Reservar espaços comuns

Um exemplo dessa organização em uma gestão integrada para mediar e resolver conflitos é a utilização de um aplicativo para reservar os espaços comuns, como salão de festas. Um sistema automatizado pode criar um calendário disponível para todos, que permita a reserva do local em de datas disponíveis e a visualização daquelas que já foram reservadas. É mais uma fonte de conflitos solucionada!

10. Melhorar a gestão financeira

Documentos em um só lugar e dados bem armazenados, com possibilidade de criação de relatórios: o resultado disso é muito mais controle financeiro para a sua gestão. Com um aplicativo para condomínio dá para analisar demonstrativos, visualizar o saldo devedor, consultar movimentos de contas e até gerar boletos automaticamente.

Quanto mais automatizado for o processo, mais fácil será encontrar oportunidades de economia e identificar pontos de desperdício que podem ser sanados no dia a dia do condomínio. São pequenos ajustes financeiros — que, muitas vezes, passam despercebidos —, mas que podem fazer toda a diferença nas contas do fim do mês.

11. Ganhar em otimização

Ou seja, no fim das contas, contar com uma solução única e completa para o gerenciamento dessas tarefas é uma forma de automatizar processos e otimizar o seu trabalho — o tempo que antes era gasto com atividades improdutivas pode ser utilizado de forma mais estratégica, para melhorar ainda mais a sua gestão.

Um aplicativo para condomínio traz exatamente isto: integração em diversos aspectos, transparência no compartilhamento de informações, melhoria no convívio, possibilidades de economia e muito mais objetividade na hora de resolver conflitos.

E então, o que você está esperando para apostar nesse tipo de solução? Entre em contato conosco e conheça o Inmob Condomínio! Nosso aplicativo oferece ferramentas completas para uma gestão simplificada, otimizada e confiável.

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