GestãoNegócios

Melhore sua gestão empresarial em 7 dicas

3 Mins de leitura

Você sabia que, segundo o SEBRAE, 24% dos novos negócios fecham as portas antes de completarem dois anos de existência e, ao final de quatro anos, esse percentual chega a 50%. Por isso, antes de empreender, é necessário saber, como uma boa gestão empresarial pode impactar o seu negócio, para que assim, erros comuns sejam evitados.

Para muitos especialistas, o problema é a falta de maturidade da gestão empresarial. Então, de olho neste problema, resolvemos trazer algumas dicas importantes para que você garanta a excelência quando o assunto é gestão empresarial. Confira!

1. Faça o planejamento estratégico

Sem um direcionamento claro, dificilmente o gestor sai do lugar. Por isso, o primeiro passo para criar uma gestão empresarial de excelência é desenvolver um planejamento estratégico bem estruturado. Esse é o momento em que o gestor define a visão, a missão, os valores, os objetivos e metas da empresa.

Além disso, é também no planejamento estratégico que se deve realizar a análise SWOT, também conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), na qual são avaliados o ambiente interno e externo onde a empresa atuará.

2. Otimize os processos internos

Pode ter certeza que a improdutividade de uma empresa está intimamente relacionada aos processos internos. Afinal, os famosos gargalos de produção, que nada mais são do que atividades que apresentam problemas — como o desperdício ou a morosidade — são os principais inimigos da eficiência.

Além de montar todo o organograma organizacional para mapear cada um dos processos internos e avaliá-los, é muito importante que o gestor aposte na automação para garantir o máximo de produtividade. Esse é o ponto que abordaremos a seguir.

3. Invista na automação da gestão empresarial

Sim, o verbo “investir” usado nesse tópico não foi por acaso. A tecnologia é um investimento, visto que, no longo prazo, o empreendedor gasta menos com mão de obra, está menos sujeito ao desperdício de recursos, otimiza o tempo e a produtividade e muito mais.

Existem sistemas e softwares para tudo, como os destinados ao controle financeiro e contábil, a gestão de estoques e de clientes, etc. Essa, certamente, é a melhor maneira de garantir a sustentabilidade do seu negócio.

4. Controle as finanças

A qualidade do controle financeiro e contábil de um negócio é o que separa as empresas de sucesso daquelas que estão mais próximas de aumentarem as estatísticas. Afinal, o caos patrimonial é o que leva as empresas à falência.

É claro que, novamente, a tecnologia faz toda a diferença, afinal, com os softwares da Alterdata, disponíveis no mercado é possível acompanhar todas as informações em tempo real, o que agiliza a tomada de decisão.

5. Aposte no marketing

Apesar da proporção que a internet tomou, muitos gestores ainda acreditam que o marketing é um luxo destinado apenas às empresas que podem investir um alto valor mensal. Esse com certeza, é um grande erro. Pois é com o marketing que você consegue fidelizar clientes ou atrair novos públicos para o seu negócio.

Uma dica é apostar nas soluções apresentadas pelo marketing digital, muito mais baratas e com um excelente retorno sobre o investimento. Links patrocinados, marketing de conteúdo e mídias sociais, por exemplo, são opções indispensáveis.

6. Desenvolva os seus talentos

O capital humano é indispensável para o desenvolvimento de uma empresa, pois uma boa gestão procura criar um ambiente motivacional que inspire os colaboradores e abra espaço para o surgimento de talentos — principalmente por meio da capacitação.

É fundamental entender que os tempos da gestão autocrática, em que a relação entre chefe e subordinado era unilateral, chegaram ao fim.

7. Use os indicadores de desempenho

Sim, a atividade de monitoramento é uma das mais importantes na gestão empresarial, mas, por onde começar? É fundamental definir quais serão os parâmetros de avaliação, isto é, os indicadores de desempenho do negócio.

Para cada área, existe um indicador específico a ser acompanhado, das finanças ao marketing. O importante é defini-los com clareza para que você tenha um verdadeiro termômetro da sua empresa.

Gostou das nossas dicas? E para você, qual delas é a mais importante? Deixe a sua opinião nos comentários!

TEXTO ATUALIZADO: 13/10/2022 às 15:00h

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *