GestãoNegócios

Entenda a importância do planejamento para cumprir os prazos

2 Mins de leitura

Você costuma entregar as tarefas em cima da hora? Ou, pior, sempre atrasa a data de entrega? Pois saiba que essa é uma péssima atitude profissional. Muitas vezes, isso é culpa da correria do dia a dia, que resulta na falta de planejamento, mas não cumprir os prazos pode trazer graves consequências.

Então, para evitar problemas, neste post te mostraremos a importância do planejamento no cumprimento dos prazos e o que não pode faltar nessa etapa. Confira!

Não cumprir os prazos pode trazer graves consequências

Atrasar a entrega de uma tarefa significa atrapalhar o trabalho de todos os envolvidos naquele projeto. Por isso, pode trazer várias consequências, como:

  • Constrangimento: cobranças e justificativas tornarão o ambiente de trabalho desagradável.
  • Prejuízos financeiros, de relacionamento e de marca: atrasar a entrega de trabalhos pode significar aumento dos custos, perda de clientes ou prejudicar a marca da empresa.
  • Desconfiança dentro e fora da empresa: o atraso constante na entrega de projetos cria um clima de desconfiança entre colaboradores e clientes.

Planejamento é fundamental para cumprir os prazos

O planejamento bem elaborado é fundamental para evitar as consequências negativas. Planejar bem todas as etapas dos projetos da empresa é a melhor maneira de cumprir os prazos. Faz parte do planejamento definir metas e como elas poderão ser alcançadas. Assim, fica fácil saber o que é preciso fazer dentro do prazo necessário.

O que não pode faltar no planejamento para cumprir prazos

Confira o que você deve fazer para realizar um bom planejamento, não perder prazos e evitar problemas:

Assuma o que é possível

O primeiro passo para entregar tarefas dentro do prazo é se responsabilizar por aquilo que pode cumprir. Não adianta se comprometer com uma infinidade de tarefas se não puder entregar os resultados. Por isso, seja bem realista na hora de planejar o que pode fazer durante o tempo disponível.

Faça um planejamento semanal

Distribuir tarefas de acordo com o horário disponível com antecedência é a próxima etapa. Ter sua semana planejada evita deixar tarefas para outros momentos, fazendo com que elas acumulem em cima da hora, impedindo assim o atraso.

Utilize dispositivos de organização

Utilize a tecnologia a seu favor. Aproveite agendas, calendários e aplicativos para não perder prazos, eventos e tarefas. Você pode usar os dispositivos de lembretes e notificações para ajudar nessa tarefa.

Reserve tempo para imprevistos

É importante que, durante seu planejamento, você considere que imprevistos podem acontecer e, portanto, deve reservar um tempo para isso. Faz parte do planejamento não imaginar que a tarefa deva ficar pronta em cima da hora da entrega, mas um pouco antes, facilitando a execução de tarefas urgentes que possam surgir.

Nesse post você aprendeu quais são as principais consequências de não cumprir os prazos. Esse hábito pode impactar de forma negativa o ambiente de trabalho e a relação com clientes. Além disso, você descobriu como o planejamento bem feito é importante para evitar a perda dos prazos e como fazê-lo da melhor maneira.

Agora que você conhece a importância do planejamento para o cumprimento dos prazos, saiba a importância disso para o mercado!

Alterdata Software Bimer

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
387 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…
Negócios

Confira as mudanças no Pix e vantagens para a sua loja

4 Mins de leitura
Desde a sua implantação no país, o pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas. Dentre as vantagens no uso,…

2 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *