GestãoNegócios

Como aumentar a produtividade da sua equipe em 11 dicas

5 Mins de leitura

Produtividade é uma palavra importante no mundo corporativo. Como vivemos em um mercado competitivo e dinâmico, é vital disponibilizar aos colaboradores as ferramentas necessárias para potencializar a performance e atingir as metas do negócio. Para isso, é preciso compreender que a produtividade é resultado de uma série de fatores e, portanto, não existe uma fórmula mágica para conquistá-la.

Neste artigo vamos dar algumas dicas que ajudarão a melhorar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade da sua equipe. Confira!

1. Não sobrecarregue seus colaboradores

O acúmulo de atividades é extremamente prejudicial ao desempenho dos colaboradores — não apenas pela falta de tempo hábil para dar conta das tarefas, mas também por uma questão física. O excesso de pendências sobrecarrega nosso cérebro, que acaba não conseguindo manter o foco na ação ou na qualidade do que é produzido.

O cansaço mental é o primeiro passo para a desmotivação e a queda na produtividade. Por isso, é fundamental criar uma ordem de prioridades para as demandas sempre que possível, estimando o período ideal para a realização de cada uma delas. Busque identificar, reduzir ou eliminar tarefas desnecessárias.

2. Incentive pausas programadas

É preciso estabelecer uma rotina de pausas estratégicas. Durante os intervalos, incentive os profissionais a relaxar, ouvir música, dar uma volta fora do ambiente de trabalho e conversar com os colegas. Sendo assim,  o que pode parecer improdutivo, contribui muito para a produtividade da sua equipe. Essas pausas estimulam a memória, a criatividade e a concentração.

Um método que já está há algum tempo no meio corporativo é a técnica de Pomodoro. Trata-se da divisão do tempo em períodos de 25 minutos, sempre separados por intervalos rápidos de até cinco minutos, ou então alternando 50 minutos direto de trabalho com uma pausa de 10 minutos.

3. Trabalhe com metas reais

É comum confundir metas desafiadoras com objetivos irreais. Definir datas absurdas ou prometer entregas só servem para desgastar o colaborador. A produtividade da sua equipe tende a cair vertiginosamente nesse tipo de situação.

Ao contrário do que alguns gestores pensam, esse tipo de atitude não é motivadora e não fideliza o cliente, uma vez que é muito provável que os prazos não sejam cumpridos ou a qualidade do que é produzido deixe a desejar.

Pense o cronograma junto com a equipe, avaliando a melhor maneira de contemplar o que é pedido sem prejudicar o desempenho.

4. Invista em qualidade de vida

A produtividade está diretamente ligada à qualidade de vida dos colaboradores, influenciando positiva ou negativamente seu desempenho. Por isso, entender as necessidades dos colaboradores é essencial para implementar medidas de curto, médio e longo prazos, valorizando o feedback contínuo dos funcionários.

Para garantir satisfação pessoal você pode estimular algumas atividades. Seguem alguns pontos para observação nesse sentido:

  • Programas que envolvam qualidade de vida ajudam a equilibrar as demandas do trabalho com as necessidades individuais, valorizando os profissionais.
  • Campanhas de atividade física e apoio médico são comuns e beneficiam o desempenho no trabalho.
  • Estratégias alimentares e programas de equilíbrio emocional também são eficazes.

5. Preste atenção no clima organizacional

Qualidade de vida passa pelo clima organizacional, pois o bem-estar no ambiente de trabalho afeta diretamente a produtividade. Ao gestor, cabe saber lidar com conflitos internos e exercer uma liderança positiva, valorizando o colaborador e servindo de exemplo e inspiração.

Aposte em uma comunicação eficiente, baseada no diálogo aberto, para criar laços e fomentar a confiança entre os membros da equipe.

6. Use o feedback como ferramenta para aumentar a produtividade

Nortear as atividades de seus colaboradores é fundamental para o aumento da produtividade e o feedback constante e construtivo é o melhor caminho. É a partir desse retorno que o profissional vai compreender em que precisa melhorar e em que está indo bem, sentindo-se amparado e valorizado por sua liderança.

Resumindo, o feedback serve para alinhamento de metas e expectativas e de nada vai adiantar cobrar seus colaboradores mais adiante se não exercer o papel de liderança em momentos estratégicos como este.

7. Faça reuniões regulares de acompanhamento

Uma dica muito importante é fazer reuniões regulares para acompanhar o trabalho dos profissionais. Essa aproximação possibilita abordar a visão departamental com o time e promover alinhamentos.

Compartilhar o objetivo e o andamento das ações garante melhor compreensão do que se pretende fazer, incentivando um trabalho em conjunto e com propósito comum.

Mas tenha cuidado para não cair na armadilha de reuniões excessivas. Para tanto, o mais indicado é agendar encontros semanais ou mensais, com horário agendado previamente.

8. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

O conhecimento, via de regra, gera produtividade. Assim, é importante disponibilizar os meios para que a performance de seus colaboradores seja potencializada. Para tirar o máximo de seus profissionais, invista neles. Aparatos tecnológicos e materiais de apoio entram nesse pacote, com treinamentos, cursos e workshops.

9. Forneça ferramentas e infraestrutura

Essa é uma premissa básica para propiciar que os colaboradores façam um bom trabalho e sejam produtivos. Fornecer as ferramentas e a infraestrutura adequadas à sua equipe traz benefícios como a melhoria da concentração e a identificação de problemas na empresa de forma mais precisa.

Mobiliários ergonômicos, temperatura adequada, apoio para os pés, entre outros contribuem para um bom ambiente de trabalho. E, acima de tudo, ajudam a evitar lesões e afastamentos por acidentes de trabalho.

As empresas que se preocupam com esses fatores percebem facilmente a diferença na agilidade e na qualidade da entrega dos resultados de suas equipes. Com essas vantagens, os profissionais conseguem trabalhar de modo mais efetivo.

10. Aprimore o ambiente de trabalho

Tornar o ambiente de trabalho mais verde e aproveitar a luz do sol são algumas maneiras de deixar o espaço bem mais agradável. Nenhuma novidade até aqui, não é mesmo? Mas o interessante é que tais detalhes do ambiente influenciam de forma positiva a performance dos colaboradores.

As plantas são capazes de deixar o ar da empresa muito mais saudável, interferindo até no funcionamento cognitivo time de profissionais. A luz do sol, por sua vez, afeta diretamente a produção de vitamina D (relacionada à motivação e à atenção) e o ritmo cardíaco.

Na maior parte das vezes, não se pode deixar todos os colaboradores do lado da janela, mas um cuidado importante com a iluminação já surte um efeito considerável. Então, a dica é preferir uma luz mais suave, fugindo sempre das lâmpadas fluorescentes, e considerar pausas ao ar livre.

11. Adote um sistema de gestão

Esta é uma prática muito valiosa e contribui para a execução das demais dicas que apresentamos acima. Sendo asism, adotar um software de gestão é imprescindível para automatizar seus processos e melhorar a produtividade da sua equipe.

Com ele, você vai conseguir avançar no planejamento do dia, na integração da comunicação, no acompanhamento de tarefas, na gestão de equipes e ainda no controle de horas trabalhadas. Além disso, você cria um ambiente unificado para armazenar os arquivos e definir cronogramas ligados a cada projeto, com metas e prazos claros.

Certamente, ao seguir essas orientações, o aumento da produtividade da sua equipe acontecerá de maneira mais fácil e até mesmo natural. Como resultados, você vai diminuir seus custos, gerar ganho de tempo e tornar os colaboradores mais eficientes e engajados.

E então, gostou das dicas para aumentar a produtividade da sua equipe? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum texto sobre gestão e negócios!

TEXTO ATUALIZADO: 11/03/2024 

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…

6 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *