ERPGestãoNegóciosSoftware

Aprenda a utilizar o sistema ERP para gerenciar as vendas da empresa

2 Mins de leitura

O sistema ERP, tem como principal finalidade a organização de informações gerenciais das empresas. Ele é utilizado para diminuir os custos dos processos, administrar as vendas e otimizar a tomada de decisões.

Essa ferramenta dá suporte aos gestores das áreas administrativas, financeiras, comerciais e produtivas. Trata-se de um software de gestão dividido em três partes: aplicação, banco de dados e Framework. Também tem módulos que se dividem em duas visões, uma por segmento e a outra por departamento, ambas fundamentais.

Deseja saber como o sistema ERP é importante para gerenciar as vendas de uma empresa? Então, continue acompanhando essa leitura!

Divisão do sistema ERP

Como citamos, o sistema ERP é dividido em três partes indispensáveis. Veja algumas informações referentes a cada uma delas:

  • Aplicação: é onde se encontram todos os formulários para preenchimento, relativos às funcionalidades, aos processos e aos cadastros variados. Serve para garantir aos gestores e funcionários de diversos setores acesso a todas as operações da empresa;
  • Banco de Dados: nele, todas as informações salvas pelo usuário do sistema são armazenadas;
  • Framework: ferramenta que possibilita customizar e configurar o sistema ERP trazendo novas funcionalidades.

ERP modular

Os softwares de gestão são divididos em vários módulos, são eles:

  • Módulos de controle de estoque;
  • Módulo fiscal;
  • Módulo de compras;
  • Módulo de processos;
  • Módulos de Recursos Humanos;
  • Módulos de vendas.

Cada um desses módulos é fundamental para gerenciar as atividades das empresas e uma das áreas mais beneficiadas é a de vendas. Para que o processo seja realizado com sucesso do início ao fim de uma venda, é importante estar com esses módulos funcionando corretamente.

Benefícios de implantação ERP

A princípio, a implantação de um sistema ERP na empresa pode causar insegurança e muitas dúvidas. Porém, se você analisar todas as vantagens oferecidas vai perceber que vale a pena investir. Isso porque, dentro de pouco tempo, todos estarão acostumados a usar o software e os benefícios serão muitos.

Confira alguns exemplos:

  • Maior visibilidade de erros;
  • Melhor controle de estoque;
  • Controle total de todos os processos;
  • Redução do número de empregados;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de gastos com papel com a consequente expansão do espaço físico antes utilizado para arquivar documentos.

Gerenciar as vendas com sistema ERP

Os módulos de venda dos sistemas integrados permitem o gerenciamento completo de todas as vendas das empresas. A começar pelos orçamentos, confirmação dos pedidos, separação dos produtos, até a emissão das notas fiscais.

Muitos procedimentos podem ser realizados por meio do software. Inclusive os relatórios de resultados de vendas, os quais permitem o controle de comissões, análises de crédito, trocas e descontos relacionados às mercadorias.

Aprender a utilizar o sistema ERP da maneira correta traz aos gestores muitas facilidades para controlar todas as áreas da empresa. Além de permitir o monitoramento interno e externo das vendas, auxilia no controle contábil dessas operações. Caso exista alguma dúvida em como acessar as informações do ERP, é só participar de treinamentos com a empresa especializada que efetuou a venda do software.

Conseguiu entendeu a importância de utilizar o sistema ERP para gerenciar as vendas? Então fale agora mesmo com o nosso especialista!

TEXTO ATUALIZADO: 10/11/2022

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura
No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *